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As 15 profissões que estão em alta no Brasil para 2020

Levantamento do LinkedIn identificou as ocupações que apresentaram maior taxa de crescimento nos últimos anos

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LinkedIn divulgou nesta quarta-feira (8) um relatório com as 15 profissões que mais cresceram no Brasil desde 2015 e tendem a continuar em alta neste ano. Entre as ocupações de destaque, nove são ligadas à tecnologia, o que comprova à crescente digitalização das empresas brasileiras.

“Pela primeira vez segmentada por país, a pesquisa aponta nesta edição as 15 profissões que lideram o ranking das posições emergentes no Brasil, as habilidades mais requisitadas e os setores que mais contratam cada uma delas”, apresenta Milton Beck, diretor geral do LinkedIn na América Latina.

No primeiro lugar da lista está o profissional de gestão de mídias sociais, cuja procura teve crescimento anual médio de 122% desde 2015. Vale o destaque também para a profissão de motorista, que aparece na décima posição e mostra o crescimento dos aplicativos de mobilidade no país.

Veja, a seguir, as 15 profissões que estão em alta para 2020 no Brasil, os conhecimentos essenciais a cada uma delas e os setores que mais buscam por profissionais.

  1. Gestor de mídias sociais

Crescimento médio anual: 122%

Conhecimentos essenciais: Marketing digital; redes sociais; Adobe Photoshop; Adobe Illustrator; e marketing.

Setores que mais buscam profissionais: Publicidade e marketing; mídia online; e internet.

  1. Engenheiro de cibersegurança

Crescimento médio anual: 115%

Conhecimentos essenciais: Docker Products; Ansible; DevOps; Amazon Web Services, AWS; e Kubernetes.

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; serviços financeiros.

  1. Representante de vendas

Crescimento médio anual: 109%

Conhecimentos essenciais: Outbound Marketing; inbound marketing; pré-venda; vendas internas; e prospecção.

Setores que mais buscam profissionais: Softwares de computadores; tecnologia da Informação e serviços; e internet.

  1. Especialista em sucesso do cliente

Crescimento médio anual: 79%

Conhecimentos essenciais: Inbound marketing; auxiliar no sucesso do cliente; relações com o cliente; marketing digital; e experiência do cliente.

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; software de computadores; e internet.

  1. Cientista de dados

Crescimento médio anual: 78%

Conhecimentos essenciais: Machine Learning; ciência de dados; linguagem Python; linguagem R; e ciência de dados.

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e softwares de computadores.

  1. Engenheiro de dados

Crescimento médio anual: 75%

Conhecimentos essenciais: Apache Spark; Apache Hadoop; grandes bancos de dados; Apache Hive; e a linguagem de programação Python.

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; bancos; e serviços financeiros.

  1. Especialista em Inteligência Artificial

Crescimento médio anual: 73%

Conhecimentos essenciais: Machine learning; deep learning; linguagem de programação Python; ciência de dados; Inteligência Artificial (IA).

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e instituições de ensino superior.

  1. Desenvolvedor em JavaScript

Crescimento médio anual: 72%

Conhecimentos essenciais: React.js; Node.js; AngularJS; Git; e MongoDB.

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

  1. Investidor Day Trader

Crescimento médio anual: 69%

Conhecimentos essenciais: Bolsa de valores; Technical Analysis; investimentos; mercado de capitais; e o investimento de curto prazo Trading.

Setores que mais buscam profissionais: Serviços financeiros; mercado de capitais; e gestoras de fundos de investimentos.

  1. Motorista

Crescimento médio anual: 68%

Conhecimentos essenciais: Serviço ao cliente; Microsoft Word; liderança; Microsoft Excel; e vendas.

Setores que mais buscam profissionais: Internet; transportes terrestres e ferroviários; e serviços e facilidades ao cliente.

  1. Consultor de investimentos

Crescimento médio anual: 61%

Conhecimentos essenciais: Investimentos; mercado de capitais; mercado financeiro; renda fixa; e análise financeira.

Setores que mais buscam profissionais: Serviços financeiros; mercado de capitais; e bancos.

  1. Assistente de mídias sociais

Crescimento médio anual: 60%

Conhecimentos essenciais: Redes sociais; marketing digital; Adobe Photoshop; Instagram; e publicidade.

Setores que mais buscam profissionais: Publicidade e marketing; internet; Tecnologia da Informação e serviços.

  1. Desenvolvedor de plataforma Salesforce

Crescimento médio anual: 58%

Conhecimentos essenciais: Desenvolvimento de Salesforce.com; linguagem de programação Apex; recursos do Salesforce.com; administração de Salesforce.com; e Visualforce.

Setores que mais buscam profissionais: Softwares de computadores; Tecnologia da Informação e serviços; e consultoria em gestão.

  1. Recrutador especialista em Tecnologia da Informação

Crescimento médio anual: 56%

Conhecimentos essenciais: Recrutamento em TI; recrutamento; entrevista; pesquisa de executivos; e técnicas de recrutamento.

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; recrutamento e seleção; e Recursos Humanos.

  1. Coach de metodologia Agile

Crescimento médio anual: 53%

Conhecimentos essenciais: Kanban; metodologia Agile; Scrum; gestão de projetos em Agile; e agilidade para os negócios.

Setores que mais buscam profissionais: Tecnologia da Informação e serviços; softwares de computadores; e internet.

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Educação

Exigência de curso superior pode estar próxima do fim

Cursos livres e experiência começam a substituir necessidade de faculdade em alguns casos

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A contratação de profissionais com conhecimentos diferenciados, capazes de apoiar as empresas no processo de inserção das novas tecnologias, é uma das consequências da transformação digital pela qual as empresas estão passando atualmente.  Com isso, os empregadores têm enfrentam dificuldades para encontrar candidatos com as competências necessárias, algo que pode impactar diretamente nas metas do negócio. Com tantas mudanças acontecendo, o que também está diferente é a exigência de curso superior, que já vem sendo deixada de lado em alguns casos.

Quem aponta a tendência é a especialista Caroline Cadorin, diretora da empresa de recrutamento Hays. Segundo ela, em muitos casos as empresas já têm valorizado muito mais a experiência em determinada metodologia ou tecnologia do que títulos e cursos universitários. “Já há empresas que abriram mão dessa exigência para determinadas funções e áreas, embora as companhias mais tradicionais ainda tenham essa regra em seus processos seletivos”, conta Caroline.

Nos casos das empresas que ainda não admitem os profissionais que não tenham curso superior, já são identificados alguns impasses: “o gestor fica satisfeito com o candidato, mas a regra da empresa não deixa que ele contrate o profissional. Há um choque de valores”, conta a especialista. O processo de mudança, no entanto, está em curso e é uma tendência. Segundo Caroline, área de tecnologia, por exemplo, deve deixar de listar a formação superior nos currículos no futuro.

“Em muitos casos, profissionais que não possuem curso superior podem estar anos-luz a frente de outros que são formados”, garante. Estes profissionais, além da experiência prática, costumam recorrer a cursos livres de curta duração para adquirir o conhecimento necessário. Este tipo de formação, inclusive, está em linha com todo o processo de transformação pelo qual as empresas passam, já que são cursos pontuais e rápidas que utilizam metodologia digital e ágil.

Necessidade de mudança

A maioria das empresas percebe um impacto significativo da transformação digital em seu negócio, e 70% das empresas estão vendo essa mudança como um desafio. Com isso, os empregadores enfrentam dificuldades para encontrar profissionais com as competências necessárias neste novo momento. A limitação das habilidades da equipe é o motivo principal pelo qual as metas do negócio são atingidas parcialmente ou não são atingidas, segundo a pesquisa “Análise de Tendências & Salários do Brasil 2019”. Para conseguir atrair e reter estes talentos, será preciso flexibilidade das empresas.

A pesquisa identificou que 51% das companhias questionadas não possuem uma política de retenção de talentos, o que as deixa muito vulneráveis a um mercado de trabalho mais fluído e flexível com relação a exigências e políticas. A pesquisa levou em conta mais de 400 empresas e de 2.600 profissionais ao redor do país.

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Educação

Universidade americana cria sala de aula imersiva com ambientes virtuais e IA

Em parceria com a IBM Research, o Mandarin Project oferece aulas em um ambiente virtual e interativo com imersão pelas ruas, restaurantes e mercados de Pequim

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Aprender uma nova língua se tornou um processo mais divertido na Rensselaer Polytechnic Institute, universidade com sede em Nova York. Em parceria com a IBM Research, a instituição lançou o Mandarin Project, oferecendo aos alunos aulas de mandarim em um ambiente virtual 360º, com uma imersão pelas ruas, restaurantes e mercados de Pequim.

Durante as aulas, os alunos podem conversar com vendedores, pedir comida e interagir online com chineses. As conversas são feitas em tempo real graças aos diferentes recursos de Inteligência Artificial que entendem e respondem as dúvidas dos alunos. Os microfones usados pelos participantes das aulas são conectados diretamente aos algoritmos de reconhecimento de fala.

Além disso, câmeras espalhadas pelo ambiente rastreiam os movimentos dos alunos. Ao apontar para um objeto, por exemplo, os ajudantes virtuais explicam, em chinês, o que é e qual a função dele. Algumas perguntas — sobre a história de um determinado local ou prato — são respondidas com base em informações da Wikipedia. Durante as aulas, a solução ainda identifica o tom de voz dos alunos, corrigindo pronúncias.

“Na Rensselaer, estamos transformando a educação e redefinindo a compreensão global do que um ambiente de aprendizado pode ser. O pioneirismo no uso de salas de aula imersivas inteligentes é uma parte significativa desse esforço ”, disse Shirley Ann Jackson, presidente da Rensselaer.

Por enquanto, a solução está sendo usada em um curso de seis semanas da universidade. A princípio, metade da aula é realizada no ambiente virtual e a outra metade ainda está na sala tradicional. Porém, pesquisadores planejam expandir a iniciativa para outros cursos no futuro, transformando o aprendizado.

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Educação

Qual o papel do professor já que toda Educação está na internet?

Toda informação está na internet enquanto o modelo educacional está 100 anos atrasado: Qual o papel do professor que está dividido entre as tecnologias do futuro e a educação do passado?

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Você que está lendo essa matéria provavelmente já esteve dentro de uma sala de aula.

Vários alunos na posição de aprendizes e um professor na posição de maior fonte de conhecimento disponível.

Não é preciso ir muito longe para descobrir que esse modelo tradicional, que dura há mais de 100 anos, já chegou no seu limite. E está mais do que desatualizado.

E o professor deixou de ser a principal fonte de conhecimento desde 1998, quando o Google foi criado.

As informações que antes estavam nas bibliotecas e nos livros, hoje estão acontecendo em tempo real na internet.

Se alguém quer aprender sobre foguetes espaciais, pode assistir no YouTube uma aula sobre o assunto, com um especialista em Física ou da própria NASA.

Quer aprender mais sobre matemática, poderá assistir aulas com os maiores matemáticos do mundo.

Tudo isso gratuitamente, online, sempre e de onde quiser.

Qual o novo papel que as instituições e os professores devem adotar diante da abundância de informações na internet?

O papel do professor não está mais em ensinar o que o aluno vai a aprender. Ele pode fazer isso por outros canais.

O professor hoje precisa ser a ponte que vai ensinar novas formas do aluno aprender.

É isso que vai fazer com que ele continue aprendendo e reaprendendo mesmo que a tecnologia, as novas descobertas e até mesmo o fim e o nascimento de indústrias aconteçam.

Empresas como Google e Apple já entenderam isso. E não exigem mais diploma dos seus novos colaboradores.

Para 2 das empresas mais valiosas do mundo, não faz sentido exigirem um conhecimento que não faz mais parte do dia a dia das empresas. Nem habilidades que podem cair em desuso quando uma nova tecnologia existir.

As empresas estão dando seu próprio jeito de terem colaboradores internos preparados para o futuro do trabalho e da tecnologia.

E as escolas e universidades?

O professor, pensador e um dos pais da administração moderna, Peter Drucker falou no início dos anos 90 que:

“Daqui a 30 anos, os grandes campus universitários serão relíquias. As universidades não vão sobreviver.”

E quanto enxergamos a distância que as escolas estão do mundo real e até mesmo da internet, vemos que ele, no fundo, tinha toda razão.

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